Algumas empresas não possuem a expertise necessária para a resolução de determinados assuntos. Neste cenário onde falta mão de obra qualificada, pode ser vantajoso pensar na contratação de profissionais com conhecimento específico, para dar apoio à equipe. Algumas modalidades, como Outsourcing, Body Shop e Consultoria, são opções interessantes e que diferem do modelo convencional de contratação. Neste post você conhecerá um pouco mais sobre cada um desses modelos.
O que é Body Shop?
O modelo Body Shop é conhecido na área da tecnologia como uma terceirização de profissionais externos ao time da empresa. Isso significa que os profissionais estarão sob a gestão e backlog da empresa contratante durante o tempo determinado em contrato. No entanto, não há vínculo empregatício com quem os contrata. Em outras palavras, é como um aluguel da mão de obra que a contratante necessita no momento.
É ideal para atividades pontuais, uma vez que os contratos possuem prazos bem definidos. Na prática, a empresa contrata apenas a mão de obra com habilidades específicas, mas não conta com toda a organização que uma área (ou time) precisa.
O que é Outsourcing?
O Outsourcing também é uma forma de terceirização de serviços. Dentro desta modalidade o foco é uma parceria da contratante com empresas terceirizadas e especializadas nos serviços que são ausentes dentro de casa. De forma simples, uma empresa contrata uma outra empresa para complementar seus serviços a um custo menor e podendo ter maior qualidade.
Ao contrário do Body Shop, os contratos de outsourcing têm escopo de trabalho aberto. Nesta modalidade, todo um time é contratado, sendo da empresa contratada a responsabilidade pela gestão das pessoas envolvidas.
O que é Consultoria?
Nesta modalidade a empresa contratante também pode contar com empresas terceirizadas e especializadas, que além de fornecer mão de obra especializada, em determinados assuntos ausentes dentro de casa, farão a gestão de todos os processos.
A distinção da Consultoria se dá por ser um serviço prestado por especialistas, mas também pelo fato de existir um time envolvido em todo o projeto. Uma consultoria visa ajudar seus clientes a entender como usar recursos e serviços de maneira mais eficiente e eficaz, a fim de reduzir custos no futuro, aumentar a eficiência e permitir que a empresa se concentre em suas atividades-chave para atingir os objetivos do negócio da melhor forma possível. Isso pode incluir estratégias de segurança de dados, arquitetura de sistemas, otimização de desempenho de banco de dados e muito mais.
Uma vantagem do modelo de Consultoria é que os consultores contratados podem fornecer orientação estratégica, ajudar a desenvolver projetos específicos, treinar funcionários e também oferecer suporte técnico.
Qual modelo escolher?
Bom, agora que você já sabe resumidamente como cada modelo funciona, você deve estar se perguntando qual a melhor opção para o seu negócio, certo?
Achamos importante frisar que cada caso é um caso, então a melhor opção depende muito do que a empresa contratante está efetivamente precisando no momento. Entendemos que optar por modelos de consultoria ou outsourcing acabam por ser as melhores alternativas para a maioria dos cenários.
Em ambos os modelos, cabe a você apenas contratar e passar as demandas, já que todo o resto fica por conta da empresa contratada. O outsourcing é mais voltado para a execução de tarefas específicas, ou seja o modo ‘’mão na massa’’. Enquanto a consultoria, além de colocar a mão na massa, vai ajudar uma empresa a entender como usar recursos de forma mais efetiva e pontuar formas de trabalho, para que no futuro essa empresa seja cada vez mais independente neste sentido.
Já deu para ver que apesar de parecerem semelhantes, essas modalidades têm suas diferenças não é mesmo? Mas se se você analisar bem, com certeza saberá o que é melhor para a sua empresa!
Você pode contar com a Timbira!
A contratação de um time de apoio de forma remota, pode gerar uma certa insegurança, principalmente porque os maiores ativos de uma empresa são tempo e dados. Aqui na Timbira entendemos isto e temos todo o cuidado para que a parceria com nossos clientes seja sempre estável e sem surpresas.
Procuramos manter uma comunicação clara e transparente, por isso os clientes sempre terão um ponto focal no nosso time de Engenharia, onde podem trazer suas demandas e fazer o plano de ações juntos. Mas também vão contar com a nossa Gerente de Sucesso do Cliente, que trabalha na área do Relacionamento com o Cliente para garantir que haja proximidade constante, sem barreiras de comunicação entre os times. Somos uma empresa de inteligência em PostgreSQL, nesse sentido você pode contar conosco para promover sustentabilidade ao seu ambiente, dando apoio estratégico, tático e operacional e mais autonomia para a visão do seu negócio. Como diz Steve Jobs, “Concentre-se naquilo que você é bom e delegue todo o resto”.
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