Datas como a Black Friday, podem gerar grandes cargas no ambiente de banco de dados. Especialmente esse ano, em que vai ocorrer junto com vários eventos. Em termos de pandemia, temos uma demanda represada acontecendo, e, dependendo do seu negócio, a Black Friday será seu teste de stress! A pergunta é: você já está pensando em um planejamento prévio para o seu banco de dados no período de Black Friday?
Neste período, acontece um aumento de demanda dos consumidores por consultas e compras online, o que se reflete em aumento de carga no banco de dados por consequência do maior volume de transações. Os picos de demanda se distribuem por vários horários do dia – tanto de madrugada quanto no horário comercial. Algumas empresas consideram o mês inteiro de promoções, como “Black November”, sem esquecer da também famosa Cyber Monday. Com isso, a aplicação precisa conseguir escalar com facilidade.
O fato é que todas as empresas esperam estabilidade. Um sistema instável fica mal visto no mercado e, consequentemente, perde vendas. Sua marca pode perder força e você arrisca sujar a sua imagem. Isso não deve estar nos seus planos, certo?
Um bom planejamento também alivia o stress e o risco sobre a sua equipe, além de economizar tempo e dinheiro em atendimentos emergenciais, por exemplo. Estudar os anos anteriores, mercado e a concorrência é uma boa forma de conseguir informação para esse momento crítico. E claro, entender os limites e o quanto a sua infra suporta é extremamente necessário. Fique atento, se seu negócio é 100% online, este é um momento muito importante para correr tudo bem!
Por isso, você precisa se atentar para pontos que talvez você não saiba que não sabe. Os seus serviços técnicos podem estar sofrendo alguma degradação silenciosa neste momento. Algumas queries podem estar dentro do tolerável, por exemplo, mas aumentando poucos milissegundos a cada requisição sem você perceber. Então chega a alta demanda, que pode transformar essa query em um gargalo. Sendo assim, comece pelo começo: quanto o ambiente foi afetado no ano passado? E, se não foi afetado nos anos anteriores, como você avalia que não será afetado este ano? Como a gente diz por aqui: always double check!
Se você gostaria de saber melhor sobre onde começar, existem manutenções que podem ser feitas antecipadamente para evitar um impacto negativo no período da Black Friday. Aqui oferecemos:
6 dicas práticas para você saber mais sobre o seu banco de dados:
- Revise seu monitoramento e organize os ajustes necessários;
- Revise os processos, as ferramentas e a infraestrutura do banco de dados;
- Considere fazer testes de carga e estresse em suas aplicações mais importantes, para poder mensurar o quanto podem suportar;
- De quando é o backup mais recente? Tenha seu backup em dia e validado com testes de restauração;
- Planeje processos para conseguir contornar um cenário de crise para a continuidade do seu negócio (plano de contingência), e faça testes previamente (escalar a aplicação, internet, etc).
Se você precisar de ajuda para planejar a Black Friday e manter o gerenciamento de dados do seu ambiente PostgreSQL sustentável, pode contar conosco. Com a base de dados que você possui, podemos analisar estrategicamente como deixar o ambiente estável durante o período de Black Friday e monitorar ativamente o ambiente para que ocorra tudo bem. Depois, podemos avaliar como o ambiente ficou na sequência do evento, fazendo sugestões de melhoria mais adaptadas ao dia a dia. Fale com o nosso time de atendimento e tenha uma proposta personalizada para a sua demanda.
Entre em contato!